sábado, 14 de julho de 2012

Sustentabilidade na escola

Há tempos que falamos em sustentabilidade como forma de preservação dos recursos naturais. O planeta terra surportaria cerca de 1 bilhão de pessoas vivendo de forma harmônica com meio ambente. Contudo, atualmente estamos com uma população de aproximadamente 7 bilhões de pessoas, isto é. Uma super população em tempos de hiper consumo de capitalismo selvagem e cruel. As instituições de ensio devem desenvolver projetos de sustentabilidade principalmente nas séries iniciais para que as nossas crianças tenham uma formação critica, voltada para as práticas sustentáveis. Nós da Escola Classe 08 de Ceilândia-DF, desenvolvemos um projeto de sustentabilidade, envolvendo toda comunidade escolar, onde todo conteúdo programático do ano letivo terá énfase no tema desenvolveremos as seguintes ações: - Coleta seletiva de lixo na escola -Reaproveitamento de tudo que for possível no âmbito escolar -Palestras, teatros e brincadeiras -Construção de uma orta suspensa utilizando garrafas descartáveis -Construção de uma cascata com jardim na entrada da escola, onde seram trabalhados os conteúidos: água e importancia dos rios, solo, plantas, rochas e minerais, entre outros. -Festa junina sustentável, toda com material reutilizado; -Passeatas com os alunos e a comunidade nas quadras proximas da escola -Reciclagem e outras Quero parabenizar todo grupo da Escola Classe 08; professores, gestores, coordenadores, servidores, equipes de apoio, alunos e comunidade pelo empenho no desenvolvimento do trabalho que está sendo um sucesso. A todos um abraço do prof. Edney Seguem fotos de algumas destas ações

Festa junina com material reaproveitado
Bandeirinhas de papelão





Professora Rejânia Enfeitando a barraca com jornal






Produção de mudas para horta da escola








Barraca  da pescaria (Equipe de apoio- Professoras Priscila e Patrícia

Barraca do Bolo



Barraca do picolé e Refrigerante (Confeccionada com papelão,  rótulos e garrafas de refrigerantes)






Barraca do Chuirasquinho


Aula de Educação Ambiental na cascata da Escola












3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa,esse é um exemplo que todos os educadores deveriam seguir. A cultura de sustentabilidade ainda não foi adotada pela maioria da população do nosso país, e como educadores, deve se pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental. É importante criar a responsabilidade social nos alunos, desde inicio de sua vida escolar a fim de que os mesmos sejam multiplicadores e consciente de que é preciso preservar e respeitar o meio ambiente!
    Este é realmente um projeto que todas as escolas deviam aderir unindo forças em prol do meio ambiente equilibrado.

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  2. A educação está altamente atrelada às atitudes sociais, sendo que a escola é tida como base para formação de indivíduos conscientes e responsáveis. Portanto, um aprendizado focado na educação sustentável pode gerar cidadãos preocupados com os problemas ambientais e com suas devidas soluções. Mas para isso, é preciso difundir a importância da sustentabilidade na escola e como ela interfere na formação dos alunos, seja no ensino infantil ou na universidade.

    Na teoria, a educação ambiental ensina como deve ser feita a coleta seletiva, a importância de se preservar a natureza e como utilizar os recursos naturais e minerais de forma responsável. Porém a teoria não basta, é preciso que os estudantes vejam na prática o que aprendem no dia a dia. Atividades extracurriculares, como visitas a depósitos de reciclagem, plantio de árvores e ações comunitárias, ajudam a desenvolver a cidadania das crianças.

    A sustentabilidade na escola, então, pode formar cidadãos conscientes sobre os problemas do meio ambiente. Mas para que haja essa formação e ocorra uma mudança real da situação é imprescindível à união do governo, da sociedade e da escola. Afinal uma andorinha só não faz verão.

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  3. Interessante seu comentario Mariamalia, porém acredito que pequenas ações positivas podem e devem provocar grandes mobilizações e transformações sociais, pequenas andorinhas que hoje o chamamos de terceiro setor geram mudanças essenciais e conseguem mudar cenários antes muito sombrios.
    A partir destas ações conseguimos diminuir por exemplo o analfabetismo e a mortalidade infantil, as teorias mais do que nunca tem se tornado práticas relevantes.
    E por fim:
    Que vivam pra sempre as pequenas e fortes andorinhas!

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